Mudanças climáticas ainda não afetam produção de energia elétrica

O professor Goldemberg diz não ser possível estabelecer relação de causa e efeito entre aquecimento global e mudanças climáticas

 27/04/2018 - Publicado há 6 anos

A água já é usada como fonte de energia renovável há mais de um século. É uma energia relativamente barata e, assim como o carvão e o gás, consegue produzir eletricidade sob demanda, mas, em alguns países, as mudanças climáticas vêm trazendo menos chuvas e, consequentemente, reservatórios mais vazios. Ao comentar o tema para sua coluna, o professor José Goldemberg observa que as mudanças climáticas realmente reduzem o volume de chuva em alguns lugares; em compensação, provocam o aumento de chuva em outros locais, portanto, ainda não produziram resultados dramáticos para que se possa estabelecer uma relação de causa e efeito entre aquecimento global e aquele fenômeno.

“De modo que começar a levantar restrições para a energia elétrica em nome de mudanças climáticas ainda não é correto”, diz Goldemberg em sua coluna, que você pode ouvir na íntegra, clicando no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.