Morrem nos hospitais brasileiros 819 pacientes por dia

Número é considerado alarmante, mas refere-se a um grupo específico de hospitais

14/12/2017 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar mostrou que, em 2016, até 819 pessoas morreram por dia nos hospitais do Brasil, por conta de situações que poderiam ser evitadas.

Ainda nesse estudo, foi apontado que, dos 19 milhões de brasileiros em estado de internação ao longo de 2016, 1,4 milhão sofreu, pelo menos, um acidente que poderia ter sido evitado.

No entanto, segundo a professora Carmem Gabriel, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, embora esses números sejam alarmantes, esse estudo foi baseado em um grupo específico de hospitais, o que dificulta avaliar a situação de todos os hospitais brasileiros.

A professora afirma ainda que a mídia está divulgando esses dados como verdade absoluta, o que não deveria ser feito, uma vez que não se sabe quais as metodologias utilizadas para o levantamento.

Por Stella Arengheri