Modificações em escapamentos de motos afetam a saúde, mostra pesquisa

Desenvolvido por André Luiz Silva Forcetto, na Faculdade de Saúde Pública, o estudo indica ações de fiscalização para controle do ruído

 08/09/2016 - Publicado há 8 anos
Por
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Visual Hunt
Foto: Visual Hunt

Pesquisa de mestrado desenvolvida por André Luiz Silva Forcetto, na Faculdade de Saúde Pública da USP, aponta os danos provocados à saúde pelo barulho dos escapamentos de motos modificados. Além de afetar a audição, a poluição sonora provoca outras alterações na saúde, como estresse e aumento de pressão sanguínea. Segundo o pesquisador, as modificações são simples e muito baratas, o que incentiva os proprietários a realizarem esses procedimentos com facilidade. Isso evita, por exemplo, que a modificação seja detectada nas inspeções tradicionais. O estudo recomenda maior frequência no controle das motos nas ruas e avenidas, evitando que o barulho produzido afete principalmente os condutores.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.