Mídia sofre pressões e críticas em várias partes do mundo

Para colunista, ataques à imprensa livre, como os que ocorrem nos Estados Unidos e no Brasil, representam ameaça à democracia

 09/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 8:00

Logo da Rádio USP

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump passou a atacar a Amazon. Analistas, no entanto, acreditam que o objetivo é minar o The Washington Post, cujo proprietário é Jeff Bezos, que também é dono da empresa varejista. No Brasil, durante a sessão do Supremo Tribunal Federal que analisou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula, o ministro Gilmar Mendes criticou a imprensa, acusando o jornal Folha de S. Paulo de ser chantagista e opressor.

Na coluna desta semana, o professor e jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva externa sua preocupação com esses e outros casos e lembra da importância que a imprensa livre tem para a garantia da democracia.

Clique no player acima para ouvir o comentário na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.