Melhor mobilidade urbana depende de conscientização sobre saúde

Além de retirar predominância do carro, é necessário entender que o trânsito afeta qualidade de vida

 31/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Segundo a professora titular aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), Ermínia Maricato, o maior desafio na mobilidade urbana é enfrentar o poder do transporte rodoviarista. Ela explica que o poder do automóvel tornou a vida urbana inviável, em que a situação é difícil para aqueles que têm carro e pior para aqueles que não têm.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A professora diz que o Brasil tem experiência e conhecimento na questão. Para ela, uma das medidas importantes é a integração modal, em que a própria capital paulista avançou a partir das dificuldades.

A professora Ermínia afirma que as mudanças devem passar por debate e conscientização, evidenciando as consequências para a saúde física, mental e a qualidade de vida causadas pela problemática situação atual.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.