Martin Grossmann mostra os quatro eixos culturais de São Paulo

Em sua coluna do dia 23 de novembro, o professor destaca também que a USP tem um papel fundamental na formação e modelagem da cidade

 23/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 17:17

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

Faculdade de Direito da USP - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Faculdade de Direito da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na coluna que foi ao ar no dia 23 de novembro, o professor Martin Grossmann pensa a cidade de São Paulo de acordo com os “eixos culturais” que a compõem e a modelam.

Um primeiro eixo pode ser identificado na área que abrange o Museu Paulista, o Palácio das Indústrias e o Mercado Municipal. O segundo inclui o Vale do Anhangabaú e a Avenida Tiradentes, onde se localizam a Pinacoteca do Estado, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Teatro Municipal. A Avenida Paulista constitui o terceiro eixo. Já o quarto eixo é formado pelas Avenidas Brigadeiro Faria Lima e Luís Carlos Berrini, por onde se estendem instituições como o Instituto Tomie Ohtake e o Museu da Casa Brasileira.

 

Grossmann acrescenta que a USP tem um papel “muito importante” na formação desses eixos, pois ao longo de décadas vem formando profissionais que contribuem decisivamente para o desenho da cidade. O Hospital das Clínicas – o maior complexo hospitalar da América Latina – e a Faculdade de Direito, de onde saíram prefeitos e até presidentes da República, são dois exemplos disso.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna de Martin Grossmann, que foi ao ar no dia 23 de novembro, às 10h30.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.