Marisa Midori destaca livro sobre artes gráficas no Brasil

Obra sobre a antiga Livraria do Globo é sugestão de leitura feita pela professora em sua coluna

A Modernidade Impressa – Artistas Ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, de Paula Ramos, foi a dica de leitura dada pela professora Marisa Midori em sua coluna “Bibliomania”, transmitida no dia 14 de julho pela Rádio USP (93,7 MHz).

Lançado em junho passado pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), o livro destaca os ilustradores que trabalharam na Seção de Desenho da Livraria do Globo, editora fundada em 1883, em Porto Alegre, que nos anos 30 se tornou uma das seis maiores empresas editoriais do Brasil e publicou traduções de escritores como Thomas Mann, Virginia Woolf, Aldous Huxley e William Faukner. A autora do livro, Paula Ramos, é professora do Instituto de Artes da UFRGS.

Marisa Midori chama a atenção para os ilustradores comentados no livro. “Nas artes gráficas, geralmente a história é muito injusta com aqueles artistas que construíram a história das artes do livro”, disse. Entre esses artistas estão nomes como João Fahrion, Edgar Koetz, Nelson Boeira Faedrich, Sotero Cosme e João Faria Viana.

Ouça no link acima a íntegra da coluna da professora Marisa Midori.