Marielle Franco foi “punida” por ousar sair de seu lugar

Em sua coluna semanal, a professora Raquel Rolnik analisa a atuação da vereadora assassinada sob o prisma da política urbana

 12/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 15/05/2018 as 8:48

Logo da Rádio USP

Nesta sexta-feira (13), completa-se um mês do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e de seu motorista, Anderson Gomes. Até o momento, ninguém foi preso e poucas informações sobre o caso foram divulgadas. As polícias civil e militar alegam que o sigilo serve para não atrapalhar as investigações. A colunista Raquel Rolnik usa a morte da vereadora para uma análise sobre a atuação de Marielle e suas implicações com certo modelo de política urbana vigente no País, em que tudo está demarcado sob regras que não podem ser violadas. Marielle ousou furar esse bloqueio.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.