Mais de 17 milhões de pessoas têm AVC por ano no mundo

Octávio Pontes Neto alerta que o AVC pode ser prevenido, reduzindo os riscos em até 90%

 25/09/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Esta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), 29 de outubro, e que entrou para o calendário oficial no Brasil. Mais de 17 milhões de pessoas têm AVC. No Brasil, estima-se 400 mil casos por ano. O professor alerta que o AVC tem prevenção e pode ter os riscos reduzidos em até 90%. Entre as medidas para evitar estão o controle da pressão alta; exercícios físicos moderados; dieta saudável e balanceada; e reduzir colesterol e obesidade.

Pontes Neto também fala sobre as atividades em comemoração ao dia, em Ribeirão Preto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP comemora um ano da Unidade de Tratamento de AVC e também tem ações com a população na Praça XV e no Parque Raya. Ouça acima, na íntegra, o comentário do professor Octávio Pontes Neto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.