Lixo espacial pode representar risco para satélites e aeronaves

O número de fragmentos é muito grande e não é possível explodi-los em órbita; há outras formas de monitorá-los, diz professor do IAG

 23/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Satélites desativados, fragmentos de satélite ou de foguetes e até mesmo instrumentos e ferramentas perdidos por astronautas durante missões espaciais. Estes são alguns itens que podem ficar vagando pelo espaço e num futuro cair na órbita terrestre ou colidir com satélites ou aeronaves.
Os detritos próximos da Terra, e, mais especificamente, seu número e dimensões, são estudados daqui de baixo, através de radares e telescópios óticos, mas também são avaliados no próprio espaço orbital, além dos dados obtidos após estudos efetuados sobre a superfície exterior das espaçonaves, quando estas retornam ao solo.
As peças pequenas são de difícil detecção, mas as peças maiores são, normalmente, monitoradas pelas agências espaciais internacionais — tais como a AEB – Agência Espacial Brasileira, a ESA – Agência Espacial Europeia e a americana Nasa. O professor Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP), falou sobre o tema em entrevista à Rádio USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.