Livro sobre economia comportamental debate decisões cotidianas

Especialista propõe combate ao imediatismo através de autocontrole, relações sociais e fundamentos econômicos

 10/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/12/2017 as 11:03

Logo da Rádio USP

O imaginário popular entende a economia como um estudo de taxas de juros, inflação e demais tópicos complexos para o entendimento do grande público. Entretanto, o lado comportamental dessa ciência discute as limitações psicológicas que os indivíduos possuem com o sucesso, a relação com o dinheiro e os vínculos sociais, como o casamento, o divórcio e amizade.

Imagem: Divulgação/Editora Objetiva

O especialista no assunto e professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, Sérgio Almeida, explica que os fatores emocionais por trás da ciência econômica são ligados ao imediatismo nas decisões. Diante disso, ele explica maneiras de remover obstáculos tênues entre o planejamento de longo e curto prazos, suscetíveis a fazer com que as pessoas não atinjam seus objetivos. A ideia foi fundamentada pelo professor especialista em economia comportamental Richard H. Thaler, que recebeu o Prêmio Nobel de Economia em outubro deste ano.

O docente, junto ao Ph.D. em negócios Samy Dana, escreveu o livro Pode não ser o que parece. Segundo ele, a obra se baseia em artigos científicos que discutem situações do dia a dia, a fim de propor novas maneiras de enxergar o mundo e tomar decisões mais equilibradas, sobretudo no campo financeiro.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.