Lesão de Neymar é comum em quem realiza atividade física regular

Especialista em ortopedia explica o procedimento indicado em contusões desse tipo

 08/03/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Nos últimos dias, muito se tem comentado sobre a lesão do jogador Neymar no quinto metatarso. A preocupação é grande, porque em junho começa a Copa do Mundo. O doutor Tiago Lazzaretti Fernandes, especialista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), explica que a lesão é frequente em atletas profissionais e até na população comum que realiza atividade física regularmente. De acordo com ele, a contusão deve-se ao estresse na região.

A cirurgia não é sempre necessária nesses casos. O metatarso é um osso localizado acima dos dedos do pé, e um tratamento com fisioterapia seria suficiente. Porém, como se trata de um caso de atleta profissional e existe a necessidade de uma recuperação rápida, a cirurgia torna-se uma opção mais eficiente. Em casos assim, o doutor explica que o procedimento indicado é imobilizar o local da lesão e colocar gelo por 20 minutos a cada duas horas. É importante também tomar apenas analgésicos comuns, evitando-se anti-inflamatórios. Confira a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.