Juristas da USP analisam impeachment de Dilma Rousseff

Em entrevista à Rádio USP, Dalmo Dallari e Miguel Reale Jr. avaliaram a decisão do Senado Federal de dar início ao julgamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff

 12/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 01/06/2016 as 8:59
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Professor emérito da Faculdade de Direito da USP, Dalmo de Abreu Dallari falou à rádio USP sobre a decisão do Senado de iniciar o julgamento do processo de impeachment e afastar a presidente Dilma Rousseff por até 180 dias. Na avaliação de Dallari, que disse ter acompanhado parte dos discursos dos senadores, “ninguém indicou qualquer argumento jurídico para o impeachment”.

Para ele, houve uma manifestação extraordinária de cinismo. “Os interesses do povo, a democracia, a ética, o Direito, tudo isso foi absolutamente ignorado”, disse Dallari. A exemplo do jurista, o também jurista Miguel Reale Jr, um dos autores do pedido do impeachment da presidente Dilma Rousseff, falou à Rádio USP sobre a derrota desta no plenário do Senado.

Segundo Miguel Reale, a irresponsabilidade fiscal que caracterizou o governo que acaba de deixar o poder foi crucial para o surgimento da “grande crise” pela qual o País passa atualmente. Reale Jr. entende que não havia outra solução, senão o impeachment, já que o presidencialismo “não apresenta outra solução, por ser um sistema que gera uma irresponsabilidade a curto prazo”.

Em relação ao processo de impeachment em si, disse que se trata de “um processo doloroso, não aconselhável, na medida em que é extremamente demorado, com exigência de quórum elevado”. Na opinião do jurista, é “muito bom que isso ocorra no Brasil, porque é um ensinamento importante a todos os administradores públicos, uma lição para todos os prefeitos e governadores”. Falando sobre o futuro próximo, Reale Jr. admite que Michel Temer terá um grande desafio pela frente, mas que, por outro lado, carrega também as esperanças do povo brasileiro.

Ouça a entrevista com o professor Miguel Reale Jr.

 

Ouça a entrevista com o professor Dalmo de Abreu Dallari

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.