Judiciário contraria precedente quanto à situação de Aécio Neves

Segundo especialista, a deliberação do Senado deve seguir trâmites legais

 17/10/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

Senado deve decidir hoje se o senador Aécio Neves permanecerá afastado do mandato e proibido de sair de casa durante a noite. A discussão ocorre após o ministro Alexandre de Morais determinar que a votação seja aberta.

Para Oscar Vilhena, mestre e doutor em Ciência Política pela USP,  a decisão do ministro é correta, uma vez que, via de regra, segundo a Constituição, todas as votações são abertas, salvo algumas exceções que são explicitadas. O que não é o caso do senador Neves.

O especialista também explica que a Constituição não se debruça especificamente sobre medidas cautelares, cabendo, portanto, a utilização do texto do código penal. Nesse contexto, Vilhena conta que, caso o réu possa interferir no processo investigativo, então uma medida cautelar pode ser aplicada.

O que há de notável no caso do senador Neves, ressalta Vilhena, é a discordância em relação ao precedente aberto pelo ex-senador Eduardo Cunha.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.