Invenções dos astrônomos nos ajudam a entender o mundo

São muitas as tecnologias desenvolvidas com o objetivo de melhor observar e interpretar as informações sobre as estrelas

 19/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/10/2017 as 18:17
Por

 

Logo da Rádio USP

Desde que a primeira luneta foi apontada para o céu por Galileu, os astrônomos sempre estiveram na vanguarda na criação de teorias e tecnologias que mudam a interpretação do homem sobre o universo ao seu redor. São muitas as tecnologias que foram desenvolvidas pelos astrônomos com o objetivo de melhor observar e interpretar as informações sobre as estrelas, mas que hoje encontram infindáveis aplicações em outras áreas.

Do teodolito, um instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais que hoje é aplicado na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia, até os campos da ótica e da mecânica fina, que estuda o desenvolvimento e aprimoramento de produtos muito pequenos ou de alta precisão, astrônomos colaboram no desenvolvimento de invenções inovadoras. “Essas tecnologias acabaram tendo aplicações práticas, algumas delas de enorme importância”, diz o professor João Steiner, que aborda o assunto na coluna “Entender Estrelas”, veiculada na Rádio USP esta semana. Ouça acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.