Intervenção no Rio levanta discussão sobre intenção e eficiência da medida

A decisão poderia indicar uma mudança na agenda do governo federal, pela dificuldade de aprovação da Reforma da Previdência

 20/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada na última sexta-feira pelo governo Temer, é tema da coluna “Qualidade da Democracia” desta semana, de autoria de José Álvaro Moisés.

A intervenção da União é uma medida prevista na Constituição – assim como a decretação do Estado de Defesa e do Estado de Sítio – para situações de exceção, que coloquem em risco a segurança, a ordem pública ou a estabilidade do Estado.

O professor discute as possíveis intenções por trás dessa medida e as possibilidades de sucesso da intervenção, em se tratando de um tema que traz em suas origens problemas estruturais mais graves e permanentes. Seria essa apenas uma medida protelatória?

Ouça a coluna no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.