Instrumento cirúrgico auxilia pessoas com dificuldade respiratória

A invenção tem baixo custo e pode reduzir complicações causadas por bisturis, como paralisia dos nervos

 21/03/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

O professor Rui Celso Martins Mamede, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e o médico Guido Bighetti, com graduação e mestrado pela FMRP, desenvolveram um instrumento cirúrgico de baixo custo, metálico, curvo e cilíndrico, que pode ser usado em situações de dificuldade respiratória.

Segundo Bighetti, a invenção é inovadora e pode reduzir complicações causadas por bisturis, como, por exemplo, evitar a paralisia dos nervos. “Outro benefício é que ele é um material completo para o acesso à via respiratória.”

Além disso, o médico revela que o apoio da Universidade é importante para o processo e a Agência USP de Inovação fez a ponte desde criação até a chegada, ocasionalmente, do instrumento ao mercado de saúde.

Ouça a entrevista no link acima.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.