Instituto de Estudos Avançados debate presença francesa na USP

Professores e pesquisadores franceses deixaram legado na ciência da Universidade desde sua fundação

A influência francesa foi substancial nos primeiros anos da USP. Segundo a professora aposentada do Departamento de Letras Modernas da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (antiga FFCL, hoje Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH), Regina Salgado Campos, o projeto de trazer professores franceses para formação de alunos dos cursos de humanidades era um ideal anterior à fundação da USP. Exemplos de importantes docentes que vieram ao País são Claude Lévi-Strauss e Roger Bastide.

Frutos dessa relação existem até hoje, como é o caso do Grupo de Estudos Brasil-França, coordenado pela professora Regina Salgado Campos. O grupo tem como objetivo fomentar o debate a respeito do vínculo entre as duas culturas.

No dia 27 de novembro, às 9h, a Sala de Eventos do IEA receberá a Jornada Franco-Brasileira, promovida pelo Grupo de Estudos e pelo Institute des Amériques. O objetivo é tratar da relação entre os dois países em duas mesas de debate: uma sobre a medicina e pesquisa biomédica e outra a respeito das ciências humanas e sociais. Na ocasião, será assinado um convênio entre as instituições a fim de promover trocas culturais e estimular projetos comuns de pesquisa e formação. Para participação, é necessária inscrição prévia.

Mais informações no site do evento.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.