Instituto de Biociências apura uso de verba da Capes em pesquisa

A informação é do professor Gilberto Fernando Xavier, diretor do Instituto de Biociências, em entrevista à Rádio USP

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP

O jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (10) noticiou o caso envolvendo o professor Marcelo Rodrigues de Carvalho, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB). Ele está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e também responde a um processo administrativo movido pela USP em um caso que remete ao uso de verbas da Capes em pesquisa de pós-graduação no IB.

A Rádio USP repercutiu o assunto com o professor Gilberto Fernando Xavier, diretor do Instituto de Biociências. Ele disse que, tão logo recebeu a notícia revelando o episódio envolvendo o professor, ordenou a abertura imediata de sindicância. A comissão de sindicância, por sua vez, chegou à conclusão de que cabia levar o caso ao Ministério Público, além de decidir pela abertura de um processo administrativo disciplinar.

Xavier disse que o processo ainda está em fase de apuração e que o professor Marcelo Rodrigues – que  solicitou exoneração do cargo – terá a oportunidade de esclarecer o que de fato ocorreu. Ele comenta ainda que existem regras bem definidas para o trâmite de verbas para pesquisas. “A Universidade e as instituições dispõem de mecanismos para apurar eventuais usos de recursos que não sejam  guiados pelas normas vigentes.”