Infectologista do HC comenta as prevenções alternativas do HIV

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, infectologista aponta uso de antirretrovirais como possibilidade

 01/12/2017 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra Aids. No Brasil, desde a década de 1980, eram registrados cerca de 40 mil novos casos da doença por ano — número alto;  no entanto, considerado controlado. Nos últimos anos, a epidemia teve um aumento no País, principalmente entre os mais jovens, fato que preocupa o Ministério da Saúde. Sobre o tema, conversamos com o médico infectologista Ricardo Vasconcellos, do Hospital das Clínicas.

Durante a entrevista, o doutor comentou sobre as novas estratégias de prevenção biomédica que estão sendo implementadas no Brasil, como o uso de antirretrovirais. Por 35 anos, utilizamos uma mesma campanha, incentivando exclusivamente a prevenção pelo preservativo, e eram necessárias alternativas.

Ouça acima o áudio completo da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.