Impasse e incerteza rondam o futuro da Catalunha

Para o embaixador Rubens Barbosa, uma possível independência da Catalunha poderá ter muitas implicações no futuro

 10/10/2017 - Publicado há 6 anos

A crise na Catalunha é o tema da coluna “Diplomacia e Diversidades”, com o embaixador Rubens Barbosa. Ainda nesta terça-feira (10), deve haver uma reunião no Parlamento da Catalunha para a discussão da independência da região, de acordo com o que ficou decidido por um referendo recentemente realizado. O clima é de impasse e incerteza. Para o colunista, a independência da Catalunha poderá ter muitas implicações no futuro.

Se a ideia da independência da Catalunha for levada adiante, poderá significar a desintegração gradual do Estado espanhol e gerar um movimento muito forte de violência. Já se sabe que dificilmente a independência da Catalunha terá um reconhecimento internacional. As apostas são no sentido de que haja alguma solução para o impasse. Não está descartada nem mesmo a hipótese de se instalar um Estado federativo na Espanha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.