IEB promove debate sobre a crise política atual

Docentes vão discutir o tema de uma perspectiva histórica e transdisciplinar, segundo o organizador do evento

03/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 05/05/2016 as 12:41

“A Atual Crise Política” é o tema do debate que será realizado no dia 5 de maio, quinta-feira, às 17 horas, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. O objetivo é analisar a situação política brasileira sob diferentes pontos de vista, segundo o professor Alexandre de Freitas Barbosa, docente do IEB e organizador do encontro.

Além de Barbosa, que abordará o tema “Economia e Política”, o debate terá a presença dos professores Jaime Oliva, que falará sobre “Mídia”, Paulo Iumatti, que tratará de “História e Política”, e Walter Garcia, que discutirá “Cultura e Sociedade”. Todos os palestrantes são docentes do IEB.

Para Barbosa, os debates sobre a crise política no Brasil têm se caracterizado pela segmentação em áreas do conhecimento. “Na academia são feitos muitos debates, mas sempre restritos a uma disciplina, como a economia, a política e a sociologia”, afirma o professor. “Nós queremos analisar a crise de uma perspectiva histórica, mostrar por que chegamos nesta situação, e para isso precisamos fazer o cruzamento de vários campos de estudo.”

O debate “A Atual Crise Política” será realizado no auditório István Jancsó do Complexo Brasiliana (rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo). O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-1149.

20160503_01pn