Hipertensão, uma doença silenciosa… e muitas vezes fatal

Entre os adultos acima dos 18 anos, 30% têm pressão alta e somente 10% sentem os sintomas

 27/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, pode ocasionar problemas no coração, rins e cérebro. Isto acontece por que as artérias vão criando resistência ao bombeamento do sangue para o coração. Como os sintomas só se apresentam em um estágio mais avançado da doença, muitas vezes, quando a pessoa reclama de dor de cabeça, tontura, falta de ar, dor no peito e sangramento no nariz, já é necessário um tratamento medicamentoso. Para evitar o problema a solução é simples: basta fazer medições de pressão algumas vezes ao ano e mudar alguns hábitos.

Quem fala sobre o tema nesta entrevista à Rádio USP é o professor Luiz Aparecido Bortolotto, diretor clínico da Unidade Clínica de Hipertensão do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.