Hipertensão, uma doença silenciosa… e muitas vezes fatal

Entre os adultos acima dos 18 anos, 30% têm pressão alta e somente 10% sentem os sintomas

27/04/2018 - Publicado há 6 anos

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, pode ocasionar problemas no coração, rins e cérebro. Isto acontece por que as artérias vão criando resistência ao bombeamento do sangue para o coração. Como os sintomas só se apresentam em um estágio mais avançado da doença, muitas vezes, quando a pessoa reclama de dor de cabeça, tontura, falta de ar, dor no peito e sangramento no nariz, já é necessário um tratamento medicamentoso. Para evitar o problema a solução é simples: basta fazer medições de pressão algumas vezes ao ano e mudar alguns hábitos.

Quem fala sobre o tema nesta entrevista à Rádio USP é o professor Luiz Aparecido Bortolotto, diretor clínico da Unidade Clínica de Hipertensão do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.