Hélio Oiticica testou os limites da arte

Segundo especialista, trabalho do eminente artista brasileiro é importante em momento tão crítico às artes

 24/10/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) promove seminário sobre a vasta obra do artista brasileiro Hélio Oiticica. O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro e conta com a participação de especialistas de diversas áreas.

Helio Oiticica – Relevo espacial V1

Dentre estes, está Dária Jaremtchuk, professora de História das Artes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) e pesquisadora do IEA. A estudiosa desenvolve uma pesquisa sobre artistas brasileiros que fizeram incursões pelos Estados Unidos entre as décadas de 60 e 70, incluindo Oiticica.

A professora destaca que o evento é um esforço coletivo importante no momento atual, quando as artes têm sido tão criticadas. Dária Jaremtchuk, que também é editora da Revista ARS, lembra que o trabalho de Oiticica testou os limites do que é ser artista e do próprio conceito de arte.

Para mais informações sobre o seminário, inscrição e transmissão ao vivo, acesse: http://www.iea.usp.br/eventos/seminario-helio-oiticica

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.