Guilherme Wisnik apresenta “Bye Bye Brasil”, de Chico Buarque e Roberto Menescal

A música, de 1979, mostra a imagem de um Brasil em processo de profundas mudanças

 21/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 31/03/2017 as 19:33

cab_wisnik

CHICO29 RJ 04/01/2007 - CHICO BUARQUE/SHOW - CADERNO2 OE/VARIEDADES JT - O cantor e compositor Chico Buarque, estréia o show "Carioca", no Canecão, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: MARCOS D'PAULA/AGENCIA ESTADO/AE
Chico Buarque – Foto: Marcos D’Paula/Agência Estado

Seguindo a sequência de cinco músicas que marcaram a história do Brasil, Guilherme Wisnik traz, na coluna “Espaço em obra” desta semana, a música Bye Bye Brasil, de Chico Buarque e Roberto Menescal, para retratar a década de 1970.

Trata-se de uma década inteira de regime militar no País e justamente no último ano do decênio, 1979, Buarque e Menescal compuseram uma música que mostra a transformação do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste. A canção virou tema do filme Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, no ano seguinte.

Ouça o comentário de Guilherme Wisnik e a canção de Buarque e Menescal:

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.