Grossmann fala da relação entre as humanidades e a virtualidade

Professor cita grupos de estudos na USP como exemplos de iniciativas que buscam unir as duas áreas

 07/06/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Logo da Rádio USP

As relações entre as humanidades e a virtualidade foram exploradas pelo professor Martin Grossman em sua coluna “Na Cultura, o Centro Está em Toda Parte”, que foi ao ar no dia 7 de junho.

Segundo o professor, já ocorre atualmente o encontro da pesquisa das humanidades com a pesquisa das novas tecnologias, que é a computação. “O foco está em pesquisas que conseguem dar conta de entender fenômenos da área de produção de conhecimentos das humanidades, que precisam de um processamento de informação que só os computadores são capazes de fornecer.”

Grossmann citou iniciativas na USP voltadas para promover a integração entre as humanidades e a computação. Uma delas é o grupo de estudos dirigido pelo professor José Teixeira Coelho Netto no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. “O que eu acho importante problematizar é como isso altera a condição humana”, afirmou Grossmann.

Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Martin Grossmann.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.