Grossmann aponta os “paradoxos” do Humboldt Forum de Berlim

Novo museu vai reproduzir palácio prussiano e servir de espaço para a discussão de uma cultura intercontinental

 08/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/04/2017 as 17:06

logo_radiousp790px

Na coluna “Na Cultura o Centro Está em Toda Parte”,  que foi ao ar no dia 8 de março de 2017, o professor Martin Grossmann falou sobre o Humboldt Forum, museu que está sendo construído em Berlim, na Alemanha, e deverá ser inaugurado em 2019.

Localizado na Ilha dos Museus, na capital alemã – que abriga os cinco principais museus da cidade -, o Humboldt Forum está instalado no mesmo terreno onde se erguia o Palácio da Cidade de Berlim, construído no século 15 e transformado em sede do governo da Prússia no século 18. Seriamente danificado por bombas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ele foi demolido em 1950 pelo governo da então chamada Alemanha Oriental, que instalou ali o Parlamento. O projeto do novo museu, de autoria do arquiteto italiano Franco Stella, prevê a reconstrução, em parte, do antigo palácio imperial prussiano.

Foto: dalbera via Visual hunt
O projeto do Humboldt Forum, em Berlim – Foto: Dalbera via Visual Hunt

Para Grossmann, o fato de o novo museu ser uma reprodução do centro de poder prussiano pode ser “preocupante”, num momento em que o mundo assiste a sérios conflitos e a Alemanha lidera politica e economicamente a comunidade europeia. Segundo ele, esse é um dos “paradoxos” que cercam o novo museu. “É bastante estranha essa volta ao passado.”

Outro paradoxo é que, embora seja uma representação do poder imperial, o Humboldt Forum abrigará acervos de culturas que os europeus consideram “não ocidental” – inclusive artefatos de índios do Brasil. “Ele vai se transformar num fórum para discutir uma cultura intercontinental, uma cultura global no sentido mais amplo, mais aberto possível”, diz Grossmann.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.