Gravidade da situação fiscal do País vai impor novo pacto social

Desequilíbrio de contas da União tira credibilidade do governo e pode comprometer oferta de serviços básicos

 15/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Segundo o professor de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Fernando Botelho, o Estado brasileiro possui o problema estrutural de gastar mais do que arrecada. Para a solução desse problema, a alternativa do aumento da carga tributária não é aceita, bem como a possibilidade da volta da inflação. Assim, o governo opta pelo aumento de sua dívida.

Diante disso, ele explica a importância da reforma da Previdência e do Refis. No entanto, o professor considera que a desidratação do governo Temer perante o chamado “Centrão” legislativo inviabiliza qualquer mudança substancial.

Para o professor, o risco dessa situação é a possibilidade de um Estado disfuncional, sem oferta de serviços básicos, impondo a necessidade de discutir um novo pacto social para o País.

O Jornal  da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.