Governo elimina imposto de importação de 5 mil produtos

Medida vai até meados de 2019, traz benefícios para as indústrias brasileiras e moderniza as fábricas, segundo especialista da Fearp

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP

O Governo Federal reduziu de 16% e de 14% para zero os impostos de importação para cerca de 5 mil máquinas e equipamentos. Serão beneficiadas indústrias dos setores médico-hospitalar, autopeças, alimentício, de meio ambiente, entre outras. A medida vale até 30 de junho de 2019.

Silvio Hiroshi Nakao, professor de Contabilidade Financeira e Tributária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, destaca o setor de meio ambiente, que está em crescimento na área de reciclagem e é beneficiado com máquinas que não possuem similares nacionais.

A proposta de redução dos impostos foi apresentada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, em reunião da Camex, a Câmara de Comércio Exterior, e aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ministros.

A redução dos impostos vai permitir a queda do custo do investimento produtivo no Brasil e gerar mais empregos e, consequentemente, estimular a retomada da economia. A decisão também pretende estimular os investimentos para ampliação e reestruturação do setor produtivo nacional de bens e serviços.

Por Vitória Junqueira

Textos relacionados