Foco da universidade pública deve ser o bem de todos

Renato Janine fala sobre o papel da universidade pública na sociedade

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail


Para que serve uma universidade pública? Ela é pública não apenas porque pertence ao Estado ou porque é gratuita, mas sim porque deve ter como meta o bem comum, o bem de todos. É a partir desse raciocínio que o professor Renato Janine Ribeiro comenta um caso ocorrido recentemente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os estudantes divulgaram no Facebook uma nota de repúdio “em protesto contra o racismo e o preconceito contidos no nome e no programa da disciplina Projetos Flexibilizados (Pflex) – Casa Grande”, onde os alunos deveriam projetar uma casa de 800 metros quadrados e incluir quartos e banheiros para oito empregados.

O colunista considera muito bom os alunos terem se insurgido contra a necessidade de projetar quartos de empregados, um resquício da escravidão ocorrida no Brasil, e que, muitas vezes, são cômodos sem janelas e até sem tomada elétrica. Segundo Janine, ainda mais grave é a metragem da casa, pois trata-se de uma habitação somente possível para os muito ricos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados