Expedição Cirúrgica leva atendimento a populações carentes

Projeto da Faculdade de Medicina realiza operações, capacita cidadãos e apoia município com relatório de saúde

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Segundo o aluno da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e presidente da Expedição Cirúrgica, Yuri Jardim, o Brasil apresenta dois graves problemas na saúde: a deficiência de estrutura e a concentração de médicos na Região Sudeste.

Ele explica que o projeto da FMUSP Expedição Cirúrgica busca atender às demandas de municípios vulneráveis. A iniciativa escolhe uma cidade que esteja necessitada de atendimento cirúrgico e firma parceria com o poder público local.

Foto: Adauto Nascimento / Banco de Imagens do HRAC

Os próprios alunos – de 2º a 5º ano de Medicina – participam do processo de acerto de patrocínio e viajam ao local escolhido para a ação. As cirurgias são feitas em casos de baixa e média complexidade. Dois meses após o atendimento, professores e alunos voltam à comunidade para uma reavaliação e entregam ao poder público um relatório completo de saúde para as autoridades do município.

Jardim considera que, além do atendimento à comunidade, o aluno também é beneficiado ao ter contato com uma realidade diferente da que está acostumado no Hospital das Clínicas e Hospital Universitário. A edição de 2017 será realizada em Goioerê, no Paraná, a partir de 1º de julho.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados