Evento promove discussão sobre racismo na academia

“I Congresso de Estudantes Africanos na USP” coloca em pauta a questão de raça na Universidade

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

.
No dia 11 de agosto, a partir das oito horas da manhã, ocorrerá o I Congresso de Estudantes Africanos na USP com o tema África: Desafios do conhecimento e do saber. O evento será no auditório da Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP  (FFLCH). 
O congresso, explica Aragão Paulino Tavares, presidente da Associação de Estudantes Africanos da USP e mestrando na área de petróleo na Escola Politécnica, tem como objetivos promover a integração entre os estudantes africanos, afrodescendentes e de outros continentes, mostrar a cultura dos países da África e reafirmar a presença negra no Brasil.

Tavares fala da vivência dos estudantes africanos na Universidade, comenta sobre os desafios impostos pelo racismo e de como o combate a este preconceito é constante. O estudante também destaca o suporte dado pela Secretaria de Negras, Negros e Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp). Aragão Paulino Tavares conta ainda que muitos estudantes africanos vêm ao Brasil para acumular conhecimento e experiência para levar aos seus respectivos países e prevê que em cinco anos haverá na África um aumento substancial de acadêmicos formados.

Quanto à recente implementação de cotas raciais para o ingresso na USP, o mestrando se diz muito contente, não só pelos africanos no Brasil, mas também por todos os afrodescendentes do País.  O congresso é aberto a todos. Para mais informações confira o evento no Facebook.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados