Evento do HC propõe ocupação diferenciada do espaço público

”Maratona Diária pela Vida” terá série de atividades e atrações sobre mobilidade no dia 25

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

 

No final do ano passado, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lançou, durante a Virada da Mobilidade, o documentário ”’Dis’Mobilidade Urbana, produzido pela jornalista Fernanda Rezende e coordena a área de comunicação do IEA. O filme mostra a dificuldade de locomoção na Avenida Dr Enéas de Carvalho Aguiar, localizada no Jardim Paulista, em São Paulo, e que corta o Complexo do Hospital das Clínicas. Baseado nele, a capital paulista receberá, no dia de seu aniversário (25), o evento ”Maratona Diária pela Vida”.

A professora Linamara Rizzo Battistella, da Faculdade de Medicina da USP e Secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dois dos órgãos que estão promovendo o evento, conta que a ideia é ocupar de forma diferente o espaço. O trânsito no local atrapalha, por exemplo, as ambulâncias. Já as calçadas estreitas e suas irregularidades dificultam a vida dos pedestres, que podem já contar com algum problema de mobilidade, como os cadeirantes.

Ela conta que, entre as atrações do dia, estão palestras e um tour pelo HC feito por um trenzinho. Além disso, pessoas não deficientes poderão fazer em uma cadeira de rodas o trajeto do Metrô Clínicas até o hospital, com o intuito de perceberem os problemas de locomoção na avenida. O movimento de automóveis pelo local será proibido, com exceção de ambulâncias. A programação completa está no site da Virada da Mobilidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados