Etiquetagem de pneus passa a ser obrigatória em abril de 2018

A etiqueta, que antes era opcional, reúne informações sobre o conforto, a eficiência e a qualidade dos pneus

 21/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Em abril de 2018, começa a vigorar a exigência de uma etiqueta nos pneus à venda. Ela reúne informações como: conforto, eficiência energética, segurança e impactos ambientais. Antes era opcional, mas agora passa a ser obrigatória e será responsabilidade do Inmetro  medir e certificar essa etiquetagem. A ideia é fazer com que o consumidor possua mais informações na hora de escolher o produto.

O professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP, explica com detalhes como será essa etiquetagem, qual sua importância e quais impactos ela trará para a rotina das fábricas e dos consumidores. Confira a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.