Estudo sobre relação entre dieta e saúde bucal busca voluntários

Participantes da pesquisa receberão acompanhamento odontológico e nutricional

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O pesquisador  Rodrigo Elias de Oliveira coordena o Projeto Salivar. O estudo interdisciplinar integra as áreas de arqueologia, periodontia e biologia. Segundo ele , a pesquisa partiu da conhecida correlação entre a ingestão de carboidratos e cárie e de proteínas com o tártaro. Na ausência de um estudo clínico sobre a influência da dieta, ele planejou o Projeto Salivar.

O estudo de pós-doutorado compara a influência que dietas distintas têm sobre a saúde bucal. O grupo de controle é o daqueles que adotam dieta sem restrições. No entanto, a pesquisa ainda necessita de voluntários para compor o grupo de indivíduos veganos, vegetarianos e não-consumidores de glúten. Além desses grupos, o projeto ainda conta com dados de ribeirinhos da Amazônia, colhidos em estudo anterior.

Mais informações podem ser encontradas na página do projeto no Facebook e pelo e-mail projetosalivar@gmail.com.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados