Estudo obtém tomates sem semente

Processo ainda exige muitas pesquisas antes de chegar no mercado, mas já produziu os primeiros frutos

Grupo de pesquisa do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) estuda método inédito de produção de frutos sem sementes.

O interesse inicial da pesquisa era ter um conhecimento mais apurado sobre o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos das plantas, explica o professor da ESALQ, Fabio Tebaldi Silveira Nogueira. A equipe escolheu, então, o tomateiro como modelo, conta o pesquisador.

Foto: Eder Silva

Nogueira fala que já existem algumas frutas sem sementes no mercado, como uvas e melancias, porém, de maneira geral, elas são obtidas por meio da aplicação de alguns hormônios. O que os estudiosos da ESALQ fizeram de diferente foi alterar uma molécula de RNA, que está presente em todas as plantas.

Nogueira comenta que o primeiro passo já foi dado, ou seja,  provar que a ideia funciona. Para a produção em larga escala, entretanto, há um longo caminho pela frente, esclarece o professor.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.