Estado deve fiscalizar desenvolvimento de infraestrutura

Para economista, execução de projetos não cabe ao governo e é importante viabilizar parcerias público-privadas

 17/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/08/2017 as 15:43

Logo da Rádio USP

Com a manutenção da crise econômica no Brasil, parcerias público-privadas são importantes para investimentos em infraestrutura, explica Rodrigo de Losso, professor titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

O professor comenta que a legislação já existe, embora algumas mudanças precisem ser feitas para que o governo possa arcar com pagamentos futuros. Como esses investimentos demoram para maturar, conta Losso, é possível fazer os ajustes a tempo.

Rodrigo de Losso também fala da importância de se assegurar que tanto governo quanto iniciativa privada cumpram suas partes. Além disso, destaca que é fundamental avaliar muito bem cada projeto, tendo em vista  a viabilidade da execução e da manutenção posterior.

Por fim, o professor enfatiza que o papel do Estado é de fiscalizar e exigir desempenho, não executar projetos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.