Estado deve fiscalizar desenvolvimento de infraestrutura

Para economista, execução de projetos não cabe ao governo e é importante viabilizar parcerias público-privadas

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Com a manutenção da crise econômica no Brasil, parcerias público-privadas são importantes para investimentos em infraestrutura, explica Rodrigo de Losso, professor titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.

O professor comenta que a legislação já existe, embora algumas mudanças precisem ser feitas para que o governo possa arcar com pagamentos futuros. Como esses investimentos demoram para maturar, conta Losso, é possível fazer os ajustes a tempo.

Rodrigo de Losso também fala da importância de se assegurar que tanto governo quanto iniciativa privada cumpram suas partes. Além disso, destaca que é fundamental avaliar muito bem cada projeto, tendo em vista  a viabilidade da execução e da manutenção posterior.

Por fim, o professor enfatiza que o papel do Estado é de fiscalizar e exigir desempenho, não executar projetos.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados