Especialistas debatem legado dos grandes eventos esportivos

Professores analisam a cobertura pela imprensa da Olimpíada Rio 2016 e da Copa do Mundo de 2014

 04/08/2017 - Publicado há 7 anos

Parte 1

Logo da Rádio USP

Parte 2

Logo da Rádio USP
Projeção da Vila Olímpica da Olimpíada Rio 2016 – Foto: Divulgação/Rio 2016

No dia 5 de agosto completa-se um ano do início da Olimpíada Rio 2016. Dada a proximidade da data, no programa Diálogos da USP desta semana o tema debatido foi o legado dos grandes eventos esportivos ocorridos no Brasil para o País – que, além dos jogos olímpicos, sediou, em 2014, a Copa do Mundo. Para tratar do assunto foram convidados os professores Ary José Rocco Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e Luciano Maluly, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que também comentaram sobre a cobertura dos dois grandes eventos realizada pela imprensa.

Complexo Esportivo do Maracanã, em fevereiro de 2014 – Foto: Daniel Basil / Portal da Copa via Wikimedia Commons / CC BY 3.0 br

Defensor de uma mudança na gestão do esporte, no sentido de encará-lo, primeiramente, como negócio, Rocco Júnior afirma que prefere dizer não qual foi, mas qual poderia ter sido o legado dos dois grandes eventos para o País. “O esporte no Brasil pode ser algo infinitamente maior do que ele é”, aponta.

Luciano Maluly e Ary José Rocco Júnior no Programa Diálogos da USP debatem legado dos espaços esportivos – Foto Marcos Santos / USP Imagens

Para Maluly, os eventos trouxeram melhorias – como a inserção da cultura do esporte nas discussões cotidianas -, mas ainda há o que ser mudado, começando pela abertura dos espaços esportivos ao público. A gente tem que pensar que a grande possibilidade do esporte, como da cultura, é criar espaços de diálogo e convivência”, avalia.

 

Ouça a integra do programa Diálogos na USP que vai ao ar toda sexta-feira, às 11h.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.