Ensino religioso confessional é um erro, diz colunista

Para Renato Janine Ribeiro, a decisão do Supremo Tribunal Federal é um retrocesso

 04/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Renato Janine Ribeiro comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em permitir o ensino religioso confessional, ou seja, vinculado a diversas religiões. Nesse modelo, o ensino religioso é fornecido “como uma catequese, no sentido de trazer uma criança ou mantê-la numa determinada religião”, explica o colunista.

Para o professor, o tema poderia ser abordado de uma outra maneira, explorando, por exemplo, a história, o conhecimento das doutrinas e os valores defendidos pelas diferentes religiões, com ênfase nos pontos em comum e sem dar a importância que outrora se dava a elementos como condenação, perseguição, raiva e ódio em relação às outras crenças.

Ouço acima o áudio na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.