Embaixador discute acordo Mercosul e União Europeia

O embaixador Rubens Barbosa considera o acordo entre o Mercosul e a União Europeia muito importante para acabar com o isolamento comercial do Cone Sul

 17/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 15:06

20160517_00_mercosulEm sua participação semanal como colunista da Rádio USP, o embaixador Rubens Barbosa tece considerações acerca do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que estava previsto para ser firmado na segunda semana de maio. Barbosa considera esse acordo muito importante, já que, após dez anos de impasse nas negociações, abre um espaço para o Brasil e o Mercosul ampliarem sua presença no comércio internacional.

Do lado do Mercosul, diz Barbosa, o interesse é a abertura do mercado agrícola da União Europeia, enquanto para os europeus o interesse maior reside na oportunidade de explorar o setor de serviços. O colunista da Rádio USP chama a atenção para alguns aspectos importantes, os quais derivam das novas regras a serem incluídas em todos os novos acordos de comércio e que dizem respeito a investimentos, competição e propriedade intelectual.

De acordo com ele, trata-se de uma negociação complexa. Há setores na Europa que se opõem a esse acordo, sobretudo os países com influência na agricultura (França, Irlanda, Grécia, Hungria etc.). Seja como for, Barbosa acredita que essa negociação possa representar um fator importante para o Brasil, na medida em que encerra o isolamento comercial que o País e o Mercosul se impuseram na última década.

Ouça aqui:

Logo da Rádio USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.