Eleições na França colocam outra alternativa no centro do debate

A vitória de Emmanuel Macron não surpreendeu, mas trouxe consequências importantes para a França e a Europa

 09/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por

A vitória de Macron era esperada. Ele venceu com 62% dos votos. Algumas considerações:  derrota de Marine Le Pen foi dura, mas houve um crescimento do seu partido, Frente Nacional, mais que dobrando a votação. E colocou no centro do debate uma outra alternativa. A questão ficou entre os nacionalistas e os liberais. Os dois polos devem dominar o debate da política interna. Uma consequência importante foi a mudança de geração. Macron, 39, abre um novo capítulo na história da política francesa.

A ascensão do presidente eleito afastou o receio da saída da União Europeia, apesar de a insatisfação continuar muito grande, com risco no futuro, pois, se as medidas econômicas não derem resultado, o Frente Nacional vai ficar muito forte. E, por fim, o movimento de Macron, Em Marcha!, em junho terá o primeiro teste nas eleições legislativas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.