Economia precisa de planejamento para expandir mercado de crédito

Especialista da USP diz que decisão do Copom deve encerrar ciclo de redução dos juros básicos em 2018

 07/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Foi iniciada ontem (6)  a reunião do Copom para discutir a taxa Selic. A expectativa dos economistas é de diminuição para 6,75%,  menor valor desde 1999. Hoje ela está em 7% . O ano de 2017 já foi marcado por uma grande redução da taxa de juros básicos e, segundo o professor Alberto Borges Matias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, esta seria a última redução e a elevação só aconteceria no próximo ano.

Ele explica que a queda reflete o momento econômico do Brasil, de recuperação após a recessão e, para isso, é necessário também um aumento no volume de crédito para investimento. A projeção do PIB deve ser em torno de 3%, assim como a evolução da produção industrial. Este processo de crescimento econômico contínuo em curto espaço de tempo faz com que alguns segmentos da economia já retomem o processo de geração de emprego.

Segundo o especialista, os limites de crédito no Brasil são extremamente baixos, diferentemente do que ocorre nos países do G10, grupo das principais economias do mundo. Matias defende que o mercado de crédito brasileiro possui espaço de expansão e interesse, no entanto, falta capacidade de planejamento.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.