Economia colaborativa, novo modelo de negócio facilitado pela internet

Um ramo da economia que vem crescendo rapidamente por meio da rede de computadores

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn5Print this pageEmail
Marcello Knorich Zuffo, à esquerda, e Sergio Almeida de Souza, ao centro - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Marcello Knorich Zuffo, à esquerda, e Sergio Almeida de Souza, ao centro – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.

Parte 1

Parte 2

logo_radiousp_790px
.
O tema de hoje do Diálogos na USP é a economia colaborativa. Mas o que vem a ser esse ramo da economia que cresce dia a dia? Empresas como Uber,  Airbnb, BlablaCar, EatWith e Spotify estão provocando uma revolução na economia global ao levar consumidores a compartilhar bens ou serviços em setores que vão desde o transporte até o entretenimento.

Para falar sobre esse universo digital e econômico, Diálogos na USP recebeu os professores Marcello Knorich Zuffo,  professor  do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas do Laboratório de Sistemas Integráveis (CITI) da Escola Politécnica, e Sergio Almeida de Souza, professor de Teoria Econômica da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), ambas da USP.

Segundo Marcelo Zuffo, o Google oferece todos os serviços gratuitos em troca da invasão da sua privacidade. “Os dados obtidos com o uso dos hábitos do internauta é um sensor para a empresa”, avalia.

Para Sérgio Almeida de Souza, a melhor definição de economia compartilhada seria economia de acesso. “Hoje as pessoas não estão interessadas em ter bens, mas em ter acesso. A procura por novos mercados é que faz com que surjam novas plataformas e novos modelos de negócio”, enfatiza o professor.

Apresentação do Diálogos na USP de Marcello Rollemberg, produção de Sandra Capomaccio e trabalhos técnicos de Dagoberto Alves.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn5Print this pageEmail