Distúrbios do sono podem gerar ou precipitar outros transtornos

Além da afirmação, especialista fala sobre tratamento e fatores que podem agravar a privação do sono

 23/06/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Passar uma noite sem dormir pode ser desgastante no dia seguinte, mas uma boa noite de sono resolve. Porém, quando isso se torna crônico, requer mais atenção e tratamento.  

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Para falar sobre o tema distúrbios do sono, a reportagem da Rádio USP conversou com Andrea Toscanini, médica clínica do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP.

Além de explicar um dos mais recentes tratamentos dos distúrbios de sono, a Actigrafia, a médica também falou sobre os problemas que podem estar relacionados a eles. Segundo ela, a privação de sono pode ser tanto um fator gerador quanto um fator precipitante de algum outro transtorno, além dos alimentos e bebidas que podem agravá-lo, e ainda ensinou como é possível detectar uma boa noite de sono.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.