Distribuição do orçamento público afeta diretamente a população

Orçamento é uma peça de controle e planejamento instituído no Brasil desde a Constituição de 1988

 25/09/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Decifrar o orçamento público, especialmente no Brasil,  não é tarefa fácil, especialmente em uma época de tantos problemas na economia do País. Por isso, o projeto Diálogos com a comunidade, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em Ribeirão Preto, abriu espaço para a comunidade conhecer mais sobre o tema.

No próximo dia 27, o programa de pós-graduação em Contabilidade e Controladoria vai promover a palestra Decifrando o orçamento público, para que a população conheça como é elaborado e como fiscalizar o orçamento das instituições públicas.

O contador Fabrício Ramos Neves, pós-graduando da Fearp, explicou que o orçamento é uma peça de controle e planejamento que os governos utilizam, instituído no Brasil desde a Constituição de 1988.

“Todos os gastos que os governos fazem, seja ele federal, estadual ou municipal, como manutenção das estradas, vêm do orçamento público. E ele afeta diretamente a população, porque os recursos para a execução dessas despesas vêm dos diversos tributos, impostos e taxas que a sociedade paga”, comenta.

Para quem quiser saber mais, o tema estará em discussão no próximo dia 27 de setembro, às 19h15, no Anfiteatro Professor Doutor Ivo Torres, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Fearp) da USP.

Por: Livia Furlan


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.