Disputa acirrada na corrida presidencial da França

Macron e Le Pen vão para o segundo turno nas eleições da França. A configuração política aponta Macron como favorito

 25/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

A eleição da França foi uma das mais disputadas de sua história. Os quatro candidatos tinham chances reais. A candidata da extrema-direita Marine Le Pen e o candidato de centro Emmanuel Macron vão para o segundo turno, pois não conseguiram 50% dos votos. Macron, se for eleito, vai ser o mais jovem presidente da França.

O líder do Em Marcha! apareceu como candidato que iria manter a França na União Europeia, posição moderada aos imigrantes e contraponto à posição xenófoba. Está se construindo um cenário do candidato dos patriotas contra a candidata nacionalista.

Teremos uma disputa acirrada no segundo turno. A impressão do embaixador Rubens Barbosa é que Macron vai prevalecer, pois os outros candidatos o apoiam. Se Macron vencer, vai tranquilizar a parte comercial, política e financeira. Caso Le Pen seja eleita, haverá uma radicalização em todos os setores.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.