Discurso de educação como prioridade fica apenas no papel

Estado brasileiro falha em cumprir metas estabelecidas para 2024 no Plano Nacional de Educação (PNE)

 30/06/2017 - Publicado há 7 anos

Segundo o professor da Faculdade de Educação (FE) da USP e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, Ocimar Alavarse, além do estabelecimento de metas por lei para a educação, é necessário angariar recursos e vontade política para o cumprimento dos objetivos. Para ele, o Brasil peca nos dois últimos fatores, apesar de possuir uma lei a respeito.

Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Diante desse cenário, ele considera que as próprias metas estabelecidas pelo PNE devam ser repensadas. Exemplo disso é a situação da Educação para Jovens e Adultos (EJA), direcionada para aqueles que não completaram os estudos no ensino fundamental e médio na idade adequada. Há diminuição de matrículas, apesar do País possuir 80 milhões de pessoas que se enquadram nessa modalidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.