Direitos humanos em escala global

A promoção dos direitos humanos deve ser adotada globalmente

 11/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:33

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Quais os desafios para garantir a ideia de universalidade dos direitos humanos? A essa pergunta da jornalista Miriam Ramos, o advogado e professor Pedro Dallari responde que o grande desafio é o de que a afirmação dos direitos humanos se dê em escala global – que não seja algo restrito a um ou dois países, sob alegação de que seriam mais adiantados e de que neles os direitos humanos poderiam ser mais respeitados.

Ele cita como exemplo o direito das mulheres ao voto, algo inadmissível há 100 anos, mesmo nos países mais desenvolvidos, que proibiam as representantes do sexo feminino de irem às urnas, prática que foi uma realidade pelo menos até o final da Segunda Grande Guerra. No entanto, hoje, o voto das mulheres é aceito por todos os países, de forma ampla, e vem se disseminando até mesmo naquelas nações em que essa regra nem sempre se deu de maneira efetiva. Para Pedro Dallari, cabe à comunidade internacional fiscalizar o respeito e a obediência aos direitos humanos.

Logo da Rádio USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.