Dinheiro da corrupção vaza sem controle e sem fiscalização

Por que as auditorias independentes e os tribunais de contas dos Estados não conseguem detectar esse vazamento?

 25/04/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

Os volumes monstruosos de dinheiro usado em corrupção por empresas, a exemplo do que se viu na Petrobras e nas empreiteiras, como a Odebrecht, e que vieram à tona nas delações premiadas por conta das investigações da Operação Lava Jato, levantam uma questão: por que as auditorias independentes não conseguem detectar essa movimentação financeira criminosa nos balanços das empresas?

Contas públicas – Foto: Visual Hunt

Outra questão relevante é por que os tribunais de contas dos Estados, muitas vezes, não detectam essa movimentação quando se trata de órgãos públicos?

Fomos ouvir o professor Amaury Resende, do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto. Ele explicou que a contabilidade das empresas não pode ser responsável, em sua totalidade, pelo não registros dessas movimentações financeiras. Ouça no link acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.