Diálogos na USP debate a política externa brasileira

O governo interino de Michel Temer sinaliza com mudanças na condução da política externa do Brasil

 17/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:03
Diálogos da USP com Pedro Dallari e Feliciano de Sá Guimarães - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Diálogos da USP com Pedro Dallari e Feliciano de Sá Guimarães – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O programa ” Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade” faz esta semana uma análise da política internacional brasileira nos últimos anos. Participaram do debate  os professores Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP; e Feliciano de Sá Guimarães, do Instituto de Relações Internacionais da USP, especialista em política externa do Brasil e de países da América do Sul.

O Brasil, desde a posse do presidente interino Michel Temer, tem sinalizado que pretende mudar os rumos de sua política externa, agora regida pelo novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, que substituiu o ex-ministro e diplomata de carreira, Mauro Vieira. Logo no primeiro dia da nova administração, o Itamaraty emitiu notas e rebateu com um tom acima do habitual críticas ao processo de impeachment feitas por alguns países da América Latina.

O novo chanceler criticou as gestões anteriores dos governos do PT, declarando que “a política externa tem que privilegiar a nação, não um partido”.

O programa ” Diálogos na USP – Os Temas da Atualidade”, produzido pelo jornalista Fabio Rubira,  teve apresentação do jornalista Roberto Castro e trabalhos técnicos de Márcio Ortiz e Juarez Molinari.

Bloco 1

.Bloco2

 

 

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.